top of page
Buscar
  • Foto do escritorFórum Verde

VEJA QUAIS SÃO OS POLÍTICOS QUE TERÃO COMPROMISSO COM O VERDE EM SÃO PAULO

Atualizado: 25 de nov. de 2020



A Câmara Municipal de São Paulo terá no próximo ano sete mandatos eleitos que assinaram a carta-compromisso do Fórum Verde Permanente, que pede a restituição de recursos ao Verde e Meio Ambiente da cidade. Dos candidatos a prefeito no segundo turno, por enquanto, apenas um assinou, Guilherme Boulos.



A cidade de São Paulo perderá, no próximo ano, seu vereador mais identificado com a causa verde, Gilberto Natalini (sem partido), que não se candidatou na última eleição, mas ganhará sete mandatos compromissados com a carta-compromisso elaborada pelo Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes, que pede a restituição, à Secretaria do Verde e Meio Ambiente, do mesmo percentual no orçamento municipal que teve há dez anos, 1% do total. De 2010 para cá, o orçamento da pasta despencou, chegando neste ano a apenas 0,4% do total, insuficiente para dar conta de mais de cem parques que a cidade possui.


A carta-compromisso ganhou a adesão de 39 candidatos a vereador de dez partidos diferentes, Cidadania, PCdoB, PDT, Podemos, PSD, PSB, PSDB, PSOL, PT e PV (veja a lista completa dos nomes que assinaram a carta abaixo), que participaram das lives promovidas pelo grupo para exporem suas propostas. Destes, sete se elegeram e terão assento na Câmara no próximo ano. Entre eles, estão os dois mandatos coletivos eleitos. São eles: Bancada Feminista do PSOL-Dafne, Celso Giannazi, Luana Alves, Samara - Quilombo Periférico, Toninho Vespoli (cinco dos seis vereadores eleitos pelo PSOL), Antonio Donato e Eduardo Suplicy (ambos do PT).


Entre os candidatos a prefeito que foram para o segundo turno em São Paulo, por enquanto apenas Guilherme Boulos assinou a carta, comprometendo-se a elevar o valor destinado ao Verde e Meio Ambiente.


Nas lives promovidas pelo Fórum Verde Permanente, nos dias 3 e 6 de novembro, os candidatos a vereador foram perguntados sobre suas propostas e puderam expor como pretendem resolver demandas graves de falta de recursos para os parques, praças e áreas verdes na cidade de São Paulo.


Reunidos em sua reunião geral mensal, no sábado, 21, o Fórum Verde aprovou a iniciativa de buscar meios para formar na Câmara Municipal uma bancada focada em questões ambientais, visando obter a adesão de mais vereadores dos mesmos e dos outros partidos além dos que já aderiram, que venham a conhecer as muitas demandas que a cidade de São Paulo tem nessa área.


Além de pedir a restituição do percentual de 1% do orçamento para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, bandeira que terá pelo menos sete defensores a partir do ano que vem. a carta-compromisso lista entre suas justificativas e demandas da área ambiental o fortalecimento do caráter deliberativo dos conselhos dos parques municipais, a profissionalização dos quadros de servidores que atendem a população nessas áreas, ampliação da fiscalização, principalmente em áreas de mananciais e muitas outras (leia abaixo a carta-compromisso completa.


Os candidatos a vereador que assinaram a carta-compromisso no primeiro turno foram os seguintes:

Soninha Francine - Cidadania

Profa Adriana Vasconcelos - PCdoB

Luis Carlos Paztell - PDT

Pedro Henrique de Cristo - PDT

PERIFERIA Ativa BÚFALOS Wesley - PDT

Sergio Shigeeda - Podemos

Luciana Trindade - PSB

Raquel "Kazveg" Sabino - PSB

Police Neto - PSD

Raphaela Galletti - PSD

Daniel Annenberg - PSDB

Ana Mielke - PSOL

Andréa Werner - PSOL

BANCADA Feminista do PSOL-Dafne – PSOL (eleita)

Celso Giannazi – PSOL (eleito)

COLETIVO DiverCidadeSP - PSOL

ECOLETIVO Cecília Lotufo - PSOL

ECOLETIVO Flávio Scavasin - PSOL

Ganja COLETIVA - PSOL

Luana Alves – PSOL (eleita)

Samara QUILOMBO PERIFÉRICO – PSOL (eleita)

Simone Nascimento - PSOL

Sônia COLETIVO Jaraguá É Guarani - PSOL

Toni Zagato - PSOL

Toninho Vespoli – PSOL (eleito)

Andre Silva - PT

Antonio Donato Madormo – PT (eleito)

Carmen Silva - PT

Eduardo Matarazzo Suplicy – PT (eleito)

Nabil COLETIVO +Direito à Cidade - PT

Sonia Coelho - PT

Evando Reis - PV

Gleby Almeida - PV

Renata Falzoni - PV

Roberto Selmer - PV

Flávia Bellaguarda - Rede

Lia Esperança - Rede

Patricia Zanella – Rede


Leia aqui a íntegra da carta-compromisso

152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page