top of page

Criado em junho de 2019, após um seminário realizado na Semana do Verde, em maio, na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Desde então, o grupo tem se expandido, desenvolvendo suas ações e se unindo a outras iniciativas com objetivos similares.

Temos como prática, promover encontros para discutir questões atuais e o progresso do grupo, reunindo pessoas comprometidas e entusiasmadas com causas ambientais. 

Divulgamos todos os nossos encontros em nossas redes sociais. Siga-nos e participe!

 

Quando realizados presencialmente, os encontros acontecem em áreas verdes da cidade de São Paulo, como parques ou praças. Durante esses eventos, exploramos e conhecemos essas áreas públicas, incluindo em futuras pautas as questões relacionadas a esses espaços e possíveis ações a serem tomadas.  Eventualmente,  ocorrem de forma virtual, como se tornou comum durante a pandemia.

Venha participar, traga suas ideias, experiências e entusiasmo. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável!

MANIFESTO

Fórum surge da união de diversas associações atuantes na capital paulista diante da inação do Poder Público no simples cumprimento da legislação em vigor, cortes sucessivos nos recursos orçamentários e ações criminosas de desmatamento e exploração de áreas protegidas, com graves impactos na vida de cada um e de todos nós.

 

Para além de seu papel ambiental, incluindo a regulação do microclima, fornecimento de água, drenagem e oferta de alimentos e insumos, entre outras funções, os parques, praças e áreas verdes são espaços preferenciais de educação, cultura, saúde, esporte e lazer na cidade, onde a ocupação do espaço público pode e deve ser democrática. Trata-se de um direito de todos e também das gerações futuras, cuja própria existência já é ameaçada globalmente em meio à atual crise do clima.

 

Os signatários deste manifesto exigem não apenas o cumprimento das leis, mas a adoção de políticas públicas e investimentos adequados para enfrentar os profundos desafios do cenário presente, e também o direito de a sociedade participar ativamente das decisões relativas à área por meio dos mecanismos existentes e outros pendentes.

 

Como princípios básicos diante do descaso atual, este Fórum se propõe a enfrentar a onda de concessões de parques à iniciativa privada, atropelando os interesses dos usuários e da cidade; o desmonte da Secretaria do Verde e Meio Ambiente; o desmatamento e criação de loteamentos clandestinos em áreas protegidas e de mananciais; o sucateamento da infraestrutura existente nos parques e praças.

 

Atuando de forma colaborativa e horizontal, este Fórum se propõe a somar esforços no enfrentamento das causas coletivas mas também individuais de cada grupo aqui reunido, construindo uma agenda completa de atuação conjunta na interlocução com o poder público e, sempre que necessário, com a iniciativa privada.

ENCONTROS FÓRUM VERDE

bottom of page