PRIMEIRO ANO 2019-2020




ENCONTROS
O Fórum surgiu em maio de 2019, no seminário realizado na Semana do Verde, na Câmara dos Vereadores de São Paulo.
A partir dessa data, o grupo vem crescendo rapidamente, criando ações ou participando e somando em iniciativas de outros grupos, com os mesmos interesses.
É agenda fixa, promover uma vez por mês encontros para os debates e andamentos do grupo.
Antes da pandemia, nossos encontros eram realizados em um parque/praça, percorrendo e conhecendo as áreas verdes públicas na cidade de São Paulo. Incluindo assim, as questões do espaço nas futuras ações e questionamentos.
Atualmente nossos encontros seguem online até podermos nos encontrar novamente!
Venha conhecer o Fórum e quais são suas lutas!
Traga suas curiosidades, experiências, apresente uma área verde!
1o Fórum Verde Permanente - 06 de Junho de 2019
Parque Municipal Chácara do Jockey
2o Fórum Verde Permanente - 08 de Agosto de 2019
UMA PAZ - Parque Ibirapuera
3o Fórum Verde Permanente - 21 de Setembro de 2019
Praça Homero Silva, no território do projeto Cerrado Infinito
4o Fórum Verde Permanente - 19 de Outubro de 2019
Parque do Carmo
5o Fórum Verde Permanente - 23 de Novembro de 2019
Parque da Aclimação
6o Fórum Verde Permanente - 15 de Fevereiro de 2020
Parque da Luz
7o Fórum Verde Permanente - 15 de Agosto de 2020
Online
8o Fórum Verde Permanente - 19 de Setembro de 2020
Online
9o Fórum Verde Permanente - 17 de Outubro de 2020
On-line
10o Fórum Verde Permanente - 21 de Novembro de 2020
On-line
11o Fórum Verde Permanente - 21 de Novembro de 2020
Balanço de 2020 e Indicativos de planejamento para 2021
On-line
MANIFESTO
O Fórum surge da união de diversas associações atuantes na capital paulista diante da inação do Poder Público no simples cumprimento da legislação em vigor, cortes sucessivos nos recursos orçamentários e ações criminosas de desmatamento e exploração de áreas protegidas, com graves impactos na vida de cada um e de todos nós.
Para além de seu papel ambiental, incluindo a regulação do microclima, fornecimento de água, drenagem e oferta de alimentos e insumos, entre outras funções, os parques, praças e áreas verdes são espaços preferenciais de educação, cultura, saúde, esporte e lazer na cidade, onde a ocupação do espaço público pode e deve ser democrática. Trata-se de um direito de todos e também das gerações futuras, cuja própria existência já é ameaçada globalmente em meio à atual crise do clima.
Os signatários deste manifesto exigem não apenas o cumprimento das leis, mas a adoção de políticas públicas e investimentos adequados para enfrentar os profundos desafios do cenário presente, e também o direito de a sociedade participar ativamente das decisões relativas à área por meio dos mecanismos existentes e outros pendentes.
Como princípios básicos diante do descaso atual, este Fórum se propõe a enfrentar a onda de concessões de parques à iniciativa privada, atropelando os interesses dos usuários e da cidade; o desmonte da Secretaria do Verde e Meio Ambiente; o desmatamento e criação de loteamentos clandestinos em áreas protegidas e de mananciais; o sucateamento da infraestrutura existente nos parques e praças.
Atuando de forma colaborativa e horizontal, este Fórum se propõe a somar esforços no enfrentamento das causas coletivas mas também individuais de cada grupo aqui reunido, construindo uma agenda completa de atuação conjunta na interlocução com o poder público e, sempre que necessário, com a iniciativa privada.



