top of page
Buscar
  • Foto do escritorFórum Verde

FÓRUM VERDE PARTICIPARÁ DA UNIÃO PELO CLIMA COM INTERVENÇÃO URBANA - 12/09/2019


'Coloque-se no meu lugar / Try walking in my shoes', Daniel Caballero

Por Fábio Lucio Sanchez


O coletivo Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes participará na sexta-feira, dia 20 de setembro, do movimento da União Global pelo Clima, com uma intervenção urbana com a obra "Coloque-se no meu lugar/ Try walking in my shoes", do artista visual Daniel Caballero. Durante a manifestação marcada para acontecer na Avenida Paulista, integrantes do coletivo circularão em alguns locais da avenida exibindo a obra em manifestação. 


A obra é composta de bandeirolas com desenhos de uma árvore com um buraco no meio e atravessada pela fiação elétrica de um poste (são 13 "árvores" mais alguns banners). Desenhos icônicos na produção do artista, a versão para intervenção urbana, segundo ele "sempre foi pensada como uma procissão, manifestação de rua ou floresta fantasma, onde as pessoas passeiam no meio", afirma.


O Fórum Verde Permanente quer colocar em questão a qualidade de vida e o convívio com a natureza na metrópole. O coletivo tem participado das mobilizações de ambientalistas que pressionam as prefeituras por mais recursos para áreas verdes, assim como pela integração das áreas que já existem. Eles também questionam a forma como está sendo realizado o processo de concessões de parques para empresas na cidade de São Paulo. Ao participar da manifestação do dia 20, pretende chamar a atenção do paulistano para essas questões e convidá-los a se engajar no movimento.


No trabalho de Caballero, o poste e a fiação elétrica são condicionantes onde as árvores tentam desenvolver diferentes possibilidades de adaptação, a frase título da obra pede empatia. O trabalho propõe uma “revolução silenciosa” onde se pensa no outro. Com a série de obras que mantém esse conceito, Caballero tem participado de exposições no Brasil e na Europa.


Agora junto com o Fórum Verde Permanente, organização da qual o artista faz parte, as bandeirolas vão para a rua para somar na União Global pelo Clima. A proposta é que as pessoas, ao empunhar os estandartes, se tornam “raízes” das Árvores e da mensagem, dando novas camadas de ação e significação à obra. 


A intervenção acontecerá na Avenida Paulista a partir das 16 horas.


O Fórum Verde Permanente é um coletivo de conselheiros de parques e de Conselhos Regionais de Meio-Ambiente da Região Metropolitana de São Paulo (Cades) e se mobiliza pela qualidade de vida no uso e na integração e adensamento das áreas verdes da cidade. 


O movimento da União pelo Clima teve início como uma greve escolar e é liderado pela estudante sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que em uma sexta-feira de agosto do ano passado começou a protestar sozinha em frente ao parlamento sueco, em Estocolmo. Naquele dia, ela faltou à aula e levou seu cartaz explicativo “em greve escolar pelo clima”, deflagrando o movimento chamado de Fridays for Future [Sextas pelo Futuro], que culminou nesta sexta-feira na greve global. No Brasil, acontecerá neste 20 de setembro. Mais informações sobre o movimento global e sua organização no Brasil podem ser obtidas com Rose Marie Inojosa, e-mail inojosarosemarie@gmail.com. 





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page