top of page
Buscar
  • Foto do escritorFórum Verde

HORA DE ELEGER OS CONSELHOS DOS PARQUES


Parque Trianon, um dos parques com eleições de conselheiros até o dia 04. (Foto: arquivo prefeitura/Cida Santos)

Fórum Verde reuniu propostas para a eleição que vai de 29 de maio a 4 de junho. Veja como votar e os candidatos apoiados pelo coletivo


O Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes, coletivo de movimentos e conselheiros dos parques municipais de São Paulo e dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) reuniu-se neste sábado, 27, para apresentação de propostas e de candidatos aos conselhos dos parques municipais, na eleição que acontecerá entre os dias 29 de maio e 4 de junho (só alguns parques da cidade terão eleição, veja a lista no final desta matéria).


Nesta eleição, cada cidadão frequentador dos parques poderão votar em até dois parques, e em cada um deles poderá votar em até três candidatos. Estão aptos a votar todo cidadão com domicílio em São Paulo que se declare frequentador do parque no qual pretende votar.


O grupo dos integrantes da sociedade civil nos conselhos é composto por três categorias: frequentadores, entidades com ação no entorno e funcionários dos parques. A Prefeitura também indica um número de conselheiros igual ao dos eleitos pela sociedade civil. Cabe a eles trabalhar junto aos gestores dos parques e à Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) para garantir o funcionamento adequado das áreas.


Os candidatos a conselheiros apresentaram no sábado um painel de como estão as condições dos parques da cidade e de seus problemas mais comuns. A manutenção das áreas e dos equipamentos, a invasão de territórios por posseiros foram queixas comuns. Os candidatos também se mostraram preocupados com o aparelhamento político de diversos parques, que se tornaram alvo do interesse de políticos, principalmente nas áreas periféricas, como foi apontado pelos candidatos do Parque dos Búfalos, em implantação.


Estiveram presentes na reunião do dia 27 os candidatos de nove parques que terão eleições (Chuvisco, Alto da Boa Vista, dos Búfalos, do Trote, Aclimação, Alfredo Volpi, Previdência, Trianon e Augusta), além dos conselheiros de parques que já tiveram eleição no ano passado, como Ibirapuera, Chácara do Jockey e Cemucam.


A invasão de áreas tem acontecido no Parque do Chuvisco e no Parque dos Búfalos, cujos candidatos se queixaram da ausência de interesse do poder público em combater essa situação e em suas demandas, tais como a ausência de fiscalização adequada por parte da Prefeitura. Este tema preocupou os integrantes da reunião, já que o avanço dessas ações deletérias coloca São Paulo na contramão das necessidades frente à emergência climática.


Também foi constatada a ausência de projetos conjuntos com outras áreas, como educação, que resultam num aproveitamento menor do que o possível junto a estudantes de escolas próximas aos parques. Os candidatos apresentaram o desejo de realizar muitos projetos com escolas, como o plantio de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e hortas comunitárias, instalação de projetos de equoterapia (como o sugerido por conselheiros do Parque do Trote).


Os candidatos ao conselho do Parque Trianon mostraram-se preocupados com a concessão de parques, pela Prefeitura de São Paulo, para a iniciativa privada, o que já aconteceu com o Parque Ibirapuera e com o próprio Trianon. Neste, tem havido problemas graves de manutenção e algum desentendimento com relação à assunção do parque pela concessionária, prazos estão sendo descumpridos e com isso o parque tem sofrido com o abandono.


O Fórum Verde Permanente, coletivo que defende a realização de concursos para gestores de parques e a ampliação de recursos orçamentários para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, além a inclusão dos conselhos nos processos decisórios dentro dos parques, recomenda que os cidadãos votem nos candidatos comprometidos com esses compromissos, que relacionamos abaixo, ao final desta matéria:


VEJA COMO VOTAR


1) Acesse o site svmaeleicoes.prefeitura.sp.gov.br e clique no botão para votar no segmento desejado. Caso já tenha cadastro no sistema da Prefeitura e não tenha votado, o sistema o redirecionará para a votação. Caso não tenha ainda o cadastro no sistema, será preciso iniciar um cadastro informando seu nome, e-mail e mais alguns dados e arquivos solicitados, como comprovante de domicílio na cidade de São Paulo.


2) Na tela inicial da eleição, clique no logo do Conselho Gestor ou na mensagem “Clique no logo acima para votar”.


3) Clique no parque para o qual deseja votar. Você poderá votar em até dois parques, e em cada um deles poderá votar em até três candidatos que deseja participar.


4) Após informar o CPF, o sistema exibe uma tela solicitando o código de verificação que foi enviado para o seu e-mail cadastrado. Informe o código nesta tela para prosseguir com a votação.


5) Na tela a seguir, informe seu número do CPF.


6) Na tela de aviso de privacidade, o sistema exibe uma mensagem informando sobre o voto ser secreto e criptografado. Caso esteja de acordo, clique no botão “Próximo” para continuar.


7) Clique nos candidatos desejados para votar e logo depois no botão “Confirmar”


8) O sistema exibe o candidato selecionado na tela e pergunta se deseja confirmar o voto. Clicando em “Confirmar”. O voto será computado. Caso deseje alterar o voto, clique em “Voltar”


9) Ao confirmar o voto, o sistema exibe uma mensagem informando que o voto foi computado com sucesso. O link de votação poderá ser utilizada uma única vez. O link de votação terá sua validade somente durante o período de votação, das 10h do dia 29/05/2023 às 17h do dia 04/06/2023.


IMPORTANTE: O eleitor que não cumprir a etapa de confirmação do cadastramento, de acordo com o que foi enviado por e-mail, não estará habilitado a votar.




VEJA A RELAÇÃO DOS CANDIDATOS RECOMENDADOS PELO FÓRUM VERDE



REGIÃO NORTE


VILA GUILHERME/TROTE

Hélio Cláudio de Carvalho Moreira

Entidade

Associação Paulista dos Gestores Ambientais

José Ramos de Carvalho



REGIÃO SUL


CHUVISCO

Matheus Henrique da Silva

Sandra Maria Fabiano de Almeida

entidade: Rede Espraiada – Maria do Carmo Lotfi


SEVERO GOMES

Josane Pereira de Oliveira Rangel


PARQUE DOS BÚFALOS

Maria Aparecida Ramos Sales

entidade: Oekocientia - Oekobr - Márcia Rodrigues Ferreira


PARQUE ALTO DA BOA VISTA

Jacy Cardia Ghirotti

entidade: Associação de Amigos do Alto da Boa Vista - Janete Borges de Gouvêa



REGIÃO CENTRO-OESTE


ACLIMAÇÃO

André Benevides De Carvalho

Claudia Santana Martins

Fábio Lúcio Sanchez

Maria Rosa Lombardi

João Francisco Vargas Meireles Da Costa

Rosângela Zanon Monteiro

entidade: Associação de Preservação do Cambuci e Vila Deodoro – Ana Cláudia Cavalcante Gomes


ALFREDO VOLPI

Daniel Kalaf

Milena Saad Maluhy (Mila)


PREVIDÊNCIA

Claude Tsezanas

Fabíola Pereira do Lago

Jose Jacinto Mosquera Andrade


TRIANON

Adriana Maria Carbonell Gragnani

Henrique Flemming Luz

Lise Christine Aron

Paulo Hartmann

entidade: Associação Mov. de Moradores, Prestadores de Serviço e Comerciantes da Avenida Paulista e Entornos – Raphaela José Cyrillo Galletti


AUGUSTA

Daniel da Silva Taranta

Mariana Martins

Paula Hori

Tatiana Rodrigues Pereira

261 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Fábio Sanchez
Fábio Sanchez
May 30, 2023

Parabéns aos candidatos apoiados pelo Fòrum Verde. Desejo a todos bom mandato como conselheiros dos parques de São Paulo.

Like
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page