top of page

VITÓRIA DO FÓRUM VERDE! VITÓRIA DE SÃO PAULO!

  • Foto do escritor: Fórum Verde
    Fórum Verde
  • 27 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura



Na reta final, Covas assina, com ressalvas, carta-compromisso do Fórum Verde e promete, se eleito, elevar orçamento para Meio Ambiente.


  • Assim como Guilherme Boulos, que havia assinado já no primeiro turno, atual prefeito se comprometeu a trabalhar pelo aumento do orçamento da SVMA a 1% do orçamento

  • Candidato diz que faria isso até o final do mandato.

  • Orçamento previsto para 2021 é menor do que o atual.


Além da adesão de sete vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo, a carta-compromisso do Fórum Verde Permanente de Parques Praças e Áreas Verdes, conta agora com a adesão dos dois candidatos a prefeito que estão no segundo turno em São Paulo.

Guilherme Boulos (PSOL) havia assinado a carta ainda no primeiro turno, e Bruno Covas (PSDB) assinou o documento nesta quinta-feira, 26.


A reivindicação do coletivo Fórum Verde, e único compromisso expresso na carta, é de que o percentual do orçamento destinado à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente seja de 1% do orçamento, como já foi em 2010.


Porém de lá para cá essa participação despencou para apenas 0,4% do orçamento, insuficiente para dar conta dos mais de cem parques municipais, que chegaram a ter serviços de manutenção e de segurança descontinuados temporariamente em 2019 por falta de recursos.


Ao assinar a carta-compromisso, o atual prefeito escreveu a seguinte mensagem: “Eu, Bruno Covas Lopes, comprometo-me, se eleito, observada a melhoria do quadro fiscal da Prefeitura, a destinar 1% do orçamento municipal, até o final do meu mandato, à Secretaria do Verde e

Meio Ambiente”.


Para Francisco Bodião, da coordenação do Fórum Verde, "ao assumir esse compromisso, Bruno Covas reconhece o esforço do coletivo Fórum Verde, que está insistindo na pauta do meio-ambiente até os momentos finais da eleição. Temos certeza de que em 2021 essa pauta vai retomar seu lugar, porque é uma demanda urgente para a qualidade de vida da cidade.

Seja qual for o prefeito eleito, ele terá que dar atenção a essa área, é uma vitória dos grupos que zelam pelas praças, parques e áreas verdes".


Para Samuel Antenor, também integrante da coordenação, “é importante mencionar que a ressalva feita pelo atual prefeito não justificaria um eventual não cumprimento, por parte dele, do compromisso assumido.

Isso porque, mesmo com o atual quadro fiscal da prefeitura, diversas áreas e secretarias não foram afetadas por cortes ou diminuição no orçamento, ao contrário do que vem ocorrendo com a SVMA, visto que o percentual proposto para 2021 pela atual administração baixou para

0,3%”.


No primeiro turno, a carta-compromisso ganhou a adesão de 39candidatos a vereador de dez partidos diferentes, Cidadania, PCdoB, PDT, Podemos, PSD, PSB, PSDB, PSOL, PT e PV, que participaram das lives promovidas pelo grupo para exporem suas propostas. Desses, sete se

elegeram e terão assento na Câmara no próximo ano.

Entre eles, estão os dois mandatos coletivos eleitos: Bancada Feminista do PSOL-Dafne, Celso Giannazi, Luana Alves, Samara - Quilombo Periférico, Toninho Vespoli (cinco dos seis vereadores eleitos pelo PSOL), Antonio Donato e Eduardo Suplicy (ambos do PT).


Nas justificativas da carta-compromisso, o Fórum Verde afirma a necessidade de "Qualificar, ampliar e capacitar o quadro geral de técnicos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente - SVMA, atualmente subdimensionado para uma cidade do porte de São Paulo, com abertura de concursos públicos para admissão de engenheiros, arquitetos e biólogos", além de "Fortalecer as políticas de participação e controle social dos parques urbanos, em todas as suas funções, garantindo inclusive a deliberativa, conforme estabelece a Lei Municipal 15910/2013, que criou os Conselhos Gestores de Parques Urbanos".

Leia a íntegra da carta-compromisso do Fórum Verde, assinada pelos dos candidatos a prefeito de São Paulo, aqui.


 
 
 

Opmerkingen

Opmerkingen zijn niet geladen
Het lijkt erop dat er een technisch probleem is opgetreden. Probeer nogmaals verbinding te maken of de pagina te vernieuwen.
bottom of page