Buscar
  • Fórum Verde

COMPROMISSO DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE SÃO PAULO COM O MEIO AMBIENTE

Atualizado: 27 de Nov de 2020






Guilherme Boulos e Brunos Covas assinam carta-compromisso do Fórum Verde e se comprometem a restabelecer percentual orçamentário da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente



Nas semanas que antecederam o primeiro turno das eleições municipais, o Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes lançou uma carta-compromisso aos candidatos à Câmara dos Vereadores e à Prefeitura de São Paulo.


Na carta, dentre outras propostas para proteção, recuperação e manutenção de áreas verdes, foi colocada a importância do compromisso dos candidatos em restabelecer o percentual de 1% do orçamento municipal para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), como era há uma década, diferentemente do que ocorre hoje, quando a SVMA recebe apenas 0,4% desse orçamento para cuidar de toda a cobertura vegetal urbana nas áreas públicas da Capital.


Para o Fórum Verde, é urgente que a SVMA seja dotada de um orçamento condizente com tais necessidades. O objetivo não é outro senão reverter a drástica perda ambiental da cidade, com a manutenção de parques e áreas verdes e o incremento à arborização urbana, que atualmente faz de São Paulo um território ainda mais desigual.


Vale ressaltar que a falta de investimento para os trabalhos da SMVA, que poderia garantir dinheiro suficiente para manter e ampliar os serviços ambientais prestados pela SVMA, direito dos cidadãos e dever da prefeitura, afeta a qualidade do ar e das águas, interfere na temperatura, gera ilhas de calor, ajuda a promover enchentes, entre tantas outras condições que afetam gravemente a qualidade de vida e a própria saúde da população.


Ainda no primeiro turno, a carta foi assinada por diversas candidaturas, incluindo vereadores e vereadoras que se elegeram tendo esse como um de seus compromissos com a gestão pública da cidade.


Neste segundo turno, dois candidatos disputam a chance de governar a maior cidade do Brasil, oferecendo aos paulistanos seus programas e visões acerca de pontos cruciais para São Paulo nos próximos quatro anos.


Em 25 de outubro, Guilherme Boulos, do PSOL, assinou a carta-compromisso do Fórum Verde logo após recebê-la, e se comprometeu com o restabelecimento do percentual de 1% para a SVMA.


Em 26 de novembro, Bruno Covas, do PSDB, que tenta sua permanência no cargo, assinou, com ressalvas, a mesma carta-compromisso depois de muita insistência do Fórum Verde, e também se comprometeu com o restabelecimento do percentual de 1% para a SVMA.


Neste momento, a poucos dias da decisão do pleito municipal, o Fórum Verde reforça a importância do compromisso assumido por ambos os candidatos com o restabelecimento do percentual de 1% do orçamento da SVMA, e espera que, seja quem for o próximo prefeito de São Paulo, o compromisso assumido com essa demanda urgente da cidade seja cumprido.


Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes

142 visualizações0 comentário