CHÁCARA DO JOCKEY ESTÁ OUVINDO MORADORES PARA PLANO DIRETOR. PARTICIPE!!!!


Foto Licia Beccari



















O próximo fim de semana está repleto de atividades culturais e esportivas. Usuários serão ouvidos sobre o que esperam do parque
Por Fábio Lúcio Sanchez

O Movimento Parque Chácara o Jockey e o Conselho Gestor (com atribuições determinadas pela Lei 15910/2013), do Parque agendaram diversas atividades culturais e esportivas no próximo final de semana, dias 26 e 27, e querem ouvir a população sobre o que esperam daquele parque, como uma forma de elaborar um plano diretor participativo. O movimento conta com o apoio do Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes, um coletivo dos conselheiros dos parques municipais e dos Conselhos Regionais de Meio-Ambiente, além de ecologistas da região metropolitana.

O Chácara do Jockey é um parque municipal situado na zona oeste de São Paulo, no distrito de Vila Sônia. Possui uma área de 143,5 mil m² destinadas a esporte, cultura, lazer e educação. A Prefeitura de São Paulo tem a intenção de concedê-lo à iniciativa privada, mas não teve sucesso na primeira tentativa, quando lançou uma licitação em março deste ano, que não gerou interesse das empresas. Os movimentos populares questionaram na época a falta de detalhamento sobre o que exatamente seria concedido e o que a empresa vencedora poderia ou não fazer no parque.

Os movimentos e o Conselho pretendem elaborar um plano diretor com o máximo de participação popular, de modo a entender quais são as prioridades que a população pretende ver implantadas no local, como forma de contribuir eventualmente com a Prefeitura, caso esta pretenda manter a intenção de conceder o parque. A determinação de que fosse feito um plano diretor participativo é uma das determinações judiciais que restou do processo frustrado de concessão de março.

Para isso, o movimento está pedindo aos usuários que preencham um formulário que será distribuído neste final de semana, e que também está disponível, para quem preferir, na internet, no endereço


Neste final de semana, sábado e domingo, o usuário do parque encontrará o Chácara do Jockey repleto de atividades. Haverá shows, oficinas, debates, feira de artesanato e muito mais. Confira abaixo a programação:

Sábado 26 de Outubro


Domingo 27 de Outubro





















Foto Francisco Bodião

Foto  Adolfo Ferrugem

Foto Licia Beccari

Foto Licia Beccari

Foto Sylvia Mielnik






Comentários

  1. Muito inteligente partir para fazer o plano diretor, com calma e com participação popular, antes que aconteça o que está acontecendo no Ibirapuera!

    ResponderExcluir
  2. Isso! Queremos que todos sejam ouvidos!

    Estamos aplicando pesquisas presenciais e on-line

    Queremos saber de todos o que eles querem para o parque

    Queremos um PPPP: Parque Publico, Participativo e Popular

    ResponderExcluir
  3. Boa iniciativa. Parabéns ao Conselho Gestor do parque Chácara do Jockey.

    ResponderExcluir
  4. Passeei no último domingo com meu pai lá! Já tinha ido algumas vezes, mas nunca chegado até a região da Lagoa! Como é lindo: as árvores cheias de flores caindo na água, ou refletidas, as árvores enormes, as plantas médias e baixas... Tem área de piquenique!!
    E o tamanho daquele Campo...?!
    As pessoas precisam frequentar mais! Venha desfrutar das Belezas deste lugar!

    ResponderExcluir
  5. Precisamos disseminar pra outros ativistas da cidade para acompanharem o processo como observadores... Com certeza o Parque do Jockei trará quebras de paradigmas pra toda a cidade...

    ResponderExcluir

Postar um comentário