FÓRUM VERDE PARTICIPARÁ DA UNIÃO PELO CLIMA COM INTERVENÇÃO URBANA

'Coloque-se no meu lugar / Try walking in my shoes', Daniel Caballero


Por Fábio Lucio Sanchez


O coletivo Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes participará na sexta-feira, dia 20 de setembro, do movimento da União Global pelo Clima, com uma intervenção urbana com a obra "Coloque-se no meu lugar/ Try walking in my shoes", do artista visual Daniel Caballero. Durante a manifestação marcada para acontecer na Avenida Paulista, integrantes do coletivo circularão em alguns locais da avenida exibindo a obra em manifestação. 

A obra é composta de bandeirolas com desenhos de uma árvore com um buraco no meio e atravessada pela fiação elétrica de um poste (são 13 "árvores" mais alguns banners). Desenhos icônicos na produção do artista, a versão para intervenção urbana, segundo ele "sempre foi pensada como uma procissão, manifestação de rua ou floresta fantasma, onde as pessoas passeiam no meio", afirma.

O Fórum Verde Permanente quer colocar em questão a qualidade de vida e o convívio com a natureza na metrópole. O coletivo tem participado das mobilizações de ambientalistas que pressionam as prefeituras por mais recursos para áreas verdes, assim como pela integração das áreas que já existem. Eles também questionam a forma como está sendo realizado o processo de concessões de parques para empresas na cidade de São Paulo. Ao participar da manifestação do dia 20, pretende chamar a atenção do paulistano para essas questões e convidá-los a se engajar no movimento.

No trabalho de Caballero, o poste e a fiação elétrica são condicionantes onde as árvores tentam desenvolver diferentes possibilidades de adaptação, a frase título da obra pede empatia. O trabalho propõe uma “revolução silenciosa” onde se pensa no outro. Com a série de obras que mantém esse conceito, Caballero tem participado de exposições no Brasil e na Europa.

Agora junto com o Fórum Verde Permanente, organização da qual o artista faz parte, as bandeirolas vão para a rua para somar na União Global pelo Clima. A proposta é que as pessoas, ao empunhar os estandartes, se tornam “raízes” das Árvores e da mensagem, dando novas camadas de ação e significação à obra. 

A intervenção acontecerá na Avenida Paulista a partir das 16 horas.

O Fórum Verde Permanente é um coletivo de conselheiros de parques e de Conselhos Regionais de Meio-Ambiente da Região Metropolitana de São Paulo (Cades) e se mobiliza pela qualidade de vida no uso e na integração e adensamento das áreas verdes da cidade. 

O movimento da União pelo Clima teve início como uma greve escolar e é liderado pela estudante sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que em uma sexta-feira de agosto do ano passado começou a protestar sozinha em frente ao parlamento sueco, em Estocolmo. Naquele dia, ela faltou à aula e levou seu cartaz explicativo “em greve escolar pelo clima”, deflagrando o movimento chamado de Fridays for Future [Sextas pelo Futuro], que culminou nesta sexta-feira na greve global. No Brasil, acontecerá neste 20 de setembro. Mais informações sobre o movimento global e sua organização no Brasil podem ser obtidas com Rose Marie Inojosa, e-mail inojosarosemarie@gmail.com. 

Licia Beccari no ateliê de Daniel Caballero. Preparativos da União Mundial do Clima






Comentários

  1. Esse trabalho é comovente! Vou ser "raiz" de uma Árvore!
    O texto ficou excelente, creio que reflete muito bem o espírito da intervenção! A empatia!!!
    O Forum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes é um coletivo de coletivos de usuários, ativistas e conselheiros que buscam a melhoria dos espaços verdes públicos, pautada sempre em promover a representatividade e a valorização do uso coletivo, amplo e irrestrito do que é público e é de todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário